joca-quartasim

Friday, August 31, 2007

ALMOÇO 29 AGOSTO 2007

NOTA PRÉVIA:


Começaram os CURSOS DE CULINÁRIA para os frequentadores dos Quarta's que ainda não conquistaram total independência para fazer frente às dificuldades do quotidiano.
Regista-se, com agrado, a oferta de dez perdizes, pelo António Serôdio, para serem confeccionadas em próximo almoço (António, não paras de surpreender os teus confrades das Quarta's). Será matéria prima para aula especial de culinária e a depena fará parte do programa dessa aula.












EMENTA:


Entrada: Carapaus fritos, pão de Mafra e Branco do Douro (Casa da Formiga);


Arroz de tomate (malandrinho), carapaus fritos, salada Mediterrânica com molho especial e tudo bem regado com com Vinho Branco e Tinto do Douro (Casa da Formiga). Estava tudo bem confeccionado, foi em quantidade suficiente e agradou a todos.


O repasto terminou com fruta da época, café e digestivos.


PRESENTES:


Quarta'sim: Orlando, Carlos, António Júlio, Serôdio e João Elias.

Convidados frequentes: João Tété e José Manuel Ferreira.

APÓS O ALMOÇO:

a) Comentada fotografia do último almoço;

b) Analisada a viabilidade de um local para residência dos Quarta's, na Régua. Sem conclusões realísticas.

c) Abordadas as bases do programa para efectivar o "Quarta's Vindimas 2007". Nada de concreto, mas o tempo já é escasso. Tal como o programa da ida dos Quarta's a outros eventos que já começam a constituir tradição, como, por exemplo a Ovibeja.

d) Analisada a localização de uma fotografia aérea do Douro a pedido do Quarta'sim Honorário Nelo, residente na Bahia, Brasil.

c) Abordou-se a ida dos Quarta's ao Porto para ver os "aviões dos malucos voadores" , mas nada ficou decidido.

c) Muita "convesa da treta"...

ENCERRAMENTO DESTE QUARTA'S:

Ficou quase todo o pessoal para jantar (o António Serôdio teve que ir trabalhar e o Orlando tinha hora certa para estar em casa), pelo simples facto de haver futebol na TV. Todos celebraram, independentemente da sua simpatia clubistica, a passagem do Benfica para a Liga dos Campeões Europeus. Comeu-se frango assado com arroz de tomate e salada de tomates do Queirós (os tais carnudos e sem pevides), fruta da época; foi tudo abafado com vinho do Douro Quinta da Formiga. Deu para chegar muito tarde a casa.

PARA A SEMANA ESPERAMOS QUE HAJA MAIS DO MESMO....

Saturday, August 25, 2007

ALMOÇO 22 AGOSTO 2007



EMENTA:


a) Entrada: - Debiques de queijo da serra;


b) Entrecosto à moda do Franklim da Ponte, estrugido em molho especial (segredo de família) acompanhado de batatas cozidas com pele e salada de tomates do Queirós (carnudos e sem pevides);


c) Vinho Tinto e Branco do Douro (Casa da Formiga);


c) Melão de Almeirim (Muito Bom);


d) Café e digestivos.




PRESENTES:


Por razões inexplicáveis, a fotografia do "Grupo" saiu como se tivesse sido feita no Século XVI. Será por ter sido accionada função desconhecida na máquina fotográfica? As Novas Tecnologias têm "funções" que a própria "razão" desconhece.


















Mesmo assim, pode ser confirmada a presença:

"Quarta'sim": O António Serôdio foi o "Anfitrião"; Teve como acólito o "Mouro" Orlando; O serviço de mesa foi garantido pelos "Pagens" António Júlio e João Elias.

"Quarta'não": O Carlos ( está a banhos na Nazaré).

Convidado: O José Manuel Ferreira foi recebido com as "Honras de Circunstância" que são devidas só aos convidados frequentes especiais, como se pode comprovar pela fotografia.


DEPOIS DO ALMOÇO:

a) Falou-se da ida ao "Socorro", na Régua. O João Elias foi o único representante dos Quarta's na Procissão e arraiais. O António Júlio levou o João para a Régua e, depois, foi buscá-lo.

b) Falou-se da sardinhada (não prevista, aquando do regresso a Lisboa) em casa do Queirós. Como meteu futebol na TV deu para chegar a Lisboa pelas 2h30.


c) Foram abordados alguns projectos dos Quarta's a pormenorizar no mês de Setembro, com o final das Férias.
ENCERRAMENTO DESTE QUARTA'S:
Pelas 17H00 todos tinham saido (o João não ficou com companhia para ver o Fotebol na TV).
ATENÇÃO: NA PRÓXIMA SEMANA NÃO HÁ QUARTA´S (O JOÃO VAI A BANHOS PARA O ALGARVE).

Thursday, August 09, 2007

ALMOÇO 08 AGOSTO 2007

EMENTA:

- Entradas: Chouriço assado, Queijo curado e Vinho "DuBois" (Francês tinto espumoso - gentileza do Orlando);

- Arroz de polvo à moda do "Fanklim da Ponte". Estava muito bom, mas alguem, com falta de dentes, reclamou que o polvo estava rijo... mas, no final, não deixou nada no prato;

- Vinho do Douro, Casa da Formiga, branco e tinto;

- Fruta da época;

- Café e digestivos vários... João, tens de começar a cortar nos digestivos porque este pessoal já não tem idade para abusos... tens de passar aos chás de jasmim, que é mais digestivo e diurético.



PRESENTES:

- Quarta'sim: João, Orlando, Carlos, António Serôdio e António Júlio.

- Convidados: José Manuel Ferreira e Manuel de Almeida.


















DEPOIS DO ALMOÇO:
- Foi lido um artigo do Prado Coelho (Público), muito oportuno e que se pode resumir do seguite modo: não merece a pena lançarmos as culpas, por aquilo que somos e temos, sobre os vários Governos da República Portugusa, porque a culpa é só da "matéria prima" que constitui este "povo lusitano", ou seja, somos todos nós; por isso, interpelemos, logo de manhã, o responsável pelos nossos próprios problemas quando o virmos à nossa frente no espelho da nossa casa de banho...nós mesmos: - como poderemos agir, nesse dia, por forma a que este País vá para a frente, ao encontro daqueles que estão melhor que nós. Se tal não fizermos, a culpa será do próximo governo e seguintes...
- Foram lidos os ultimos três "posts" publicados neste Blog.
- Foi analisada a ida de alguns dos Quarta's à Festa do Socorro, na Régua, mas, algus excluiram-se, logo à partida, quando constou a hipotese de poderem ser convidados para "pegar no andor" aquando da procissão... ainda se fosse o "pálio"... sugeriram alguns, pouco dados a "carregos" .

ENCERRAMENTO DESTE QUARTA'S
Ainda deu para, quem necessitou, passar pelas "brasas" enquantos outros continuavam na "conversa da treta". Pelas 17H00 este Quarta's estava encerrado.

PARA A SEMANA NÃO HÁ QUARTA'S, PORQUE O JOÃO (E NÃO SÓ) VAI PARA O "SOCORRO".

Friday, August 03, 2007

ALMOÇO 02 AGOSTO 2007

Nota Prévia:

Aos leitores deste Blog pede-se desculpa pela falta de publicação de "Posts" desde o mês de Junho passado, mas a falta de tempo e ausência de casa devido a férias, justificam o atraso. Assim, decidimos publicar, apenas, dois "Posts" para registar os dois eventos mais relevantes verificados durante este periodo de silêncio (Aniversário do Serôdio e Ida à Régua comemorar os 75 anos do Colégio) os outros almoços ficam sem história. Vamos, agora, registar o que se passou no Almoço de 02 Agosto de 2007.


EMENTA

- Entradas: Bolos de bacalhau, Salpicão e salsichas. Um Vinho Romeno tinto (adamado) acompanhou a degustação.

- Pescada cozida com "todos" (batatas, cenouras, feijão verde, grelos e ovos) foi um um piteu digno dos melhores apreciadores de peixe fresco. Mas, apesar de tudo, houve quem perguntasse: - "Hoje há dieta?" (João Elias, Big Chef da Cozinha Regional Transmontana e não só..., o que tens de ouvir em nome da Tolerância e da tua esmerada Educação!...).

- Vinho do Douro, Casa da Formiga, fresco, fez bom acompanhamento.

- Fruta da época.

- Cafés e digestivo (Whisky de 12 anos?! João, não há dúvida que és um verdadeiro amigo... mas repara que todos são bebedores, mas nem todos são apreciadores do verdadeiro "malte"... que custa uma "nota").


PRESENTES
a) Quarta's Efectivos:
João Elias, Orlando, Carlos, Antº Serôdio e Antº Júlio.

b) Convidados:
José Manuel Ferreira e Manuel de Almeida.


DEPOIS DO ALMOÇO
Conversa da treta com muito humor e boa disposição.
ENCERRAMENTO DESTE QUARTA'S
Pelas 18h00 todos tinham saido, excepto o Carlos e o Antº Júlio que ficaram para jantar com o João.
PARA A SEMANA HÁ MAIS...MAS PARA A OUTRA ... NÃO SE SABE...AS FÉRIAS CONTINUAM...

Thursday, August 02, 2007

IDA À RÉGUA NOS DIAS 15, 16 e 17 DE JUNHO 2007


DIA 15 JUNHO - VIAGEM PARA A RÉGUA
1 - Os Quarta's foram para a Régua em 4 viaturas:
a) António Serôdio foi sózinho para a Régua por ter de passar primeiro por Castelo Branco;
b) O José Manuel Ferrira viajou com o filho directo para a Régua;
c) O Carlos saiu de Belas com a Mité, o Carlos e a Mizé em direcção à Mealhada;
d) O António Júlio passou por São João do Estoril para apanhar o João Elias, depois foi a Alverca buscar o Abílio Jesus e seguiram para a Mealhada.
2 - Almoço na Mealhada
O grupo do António júlio e do Carlos encontraram-se na mealhada para almoçar LEITÃO no Restaurante "Pic-Nic". Foi uma boa opção. Melhor que a sugestão do Orlando aquando do ultimo almoço dos Quarta's na Mealhada. O vinho branco frizante da região esteve à altura do dito.

3 -Saida da Mealhada:
a) O Carlos e a família seguiram para a Régua passando pelo Porto em digressão cultural por Serralves;
b) O António Júlio e companhia seguiram para a Régua, via Lamego, em digressão gastronómica.
4- Lamego:
Visita ao portal da Sé de Lamego para confirmar se a imagem dos anjinhos lá continua; depois seguiu-se lanche nas casa das bôlas; comeu-se bôla de carne e de bacalhau acompanhadas por um vinho branco da casa frutado e bem fresquinho... deu para meter conversa com dois funcionários publicos e reviver amigos comuns.

5 - Os Quarta's reuniram-se na Régua, no Maleiro,para jantar bacalhau à lagareiro... (gente de fastio...) e, depois, foram esmoer o jantar para a marginal do Douro... regressaram aos locais de "recolha"... Xi-Xi...Cama...

DIA 16 DE JUNHO - REUNIÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO DA RÉGUA PARA COMEMORAR OS 75 ANOS DO COLÉGIO.

1 - Ida ao Castelinho, local do almoço comemorativo, expor as fotografias que os Quarta's haviam preparado dos tempos em que eram "meninos do colégio".

2 - Ida à Igreja Matriz da Régua para assistir à Missa pelos colegas e professoresa já falecidos. Deu-se o encontro de colegas que, alguns, já se não viam há mais de 50 anos!!!




























3 - Almoço no Castelinho
a) As entradas foram servidas nos Armazéns














b) Almoço (Posta de Mirandela) foi servido em "tenda" com muito vinho e... muito whisky "velho" da garrafa Jumbo do aniversário do Serôdio.



















































c) A comemoração continuou em casa do Alvaro Queirós




d)...e encerrou no Salgueiral,no "Tanque Redondo".
DIA 17 DE JUNHO - ALMOÇO NO MALEIRO,COM REGRESSO DE CADA GRUPO AOS SEUS DESTINOS
1 - Tripas feitas por encomenda à moda da Régua,bem regadas com vinho do Douro.
2 - Nota Final: E, assim, damos por encerrado este "Post", mas não podemos deixar de registar o facto de, apesar de,entretanto,se terem passado cerca de 45 dias depois destas comemorações na Régua, o Arrais, jornal de referencia dos reguenses a residirem fora desta cidade,ainda não ter publicado nenhuma notícia sobre este acontecimento. É, no mínimo, surpreendente a insensibilidade para a importância do acontecimento.




















































































13 de Junho de 2007 - Aniversário do Serôdio


ANIVERSÁRIO DO ANTÓNIO SERÔDIO (13 JUNHO)
EMENTA
-Entradas: Carapaus de escabeche, camarão cozido e aperitivos diversos;
- Lombo de porco assado à "Johnny-Johnny" com batatas à moda da "Ponte";

- Vinhos do Douro, Casa da Formiga, branco e tinto,

- Salada de Frutas;

- Bolo de Aniversário festejado com muitos "parabens" e regado com bom espumante;

- Café e digestivos (Whisky "desenterrado" pelo António Serôdio dos velhos bons tempos de África, verdadeiro "velho" com mais de 45 anos de idade embalado em garrafa "Jumbo" com capacidade para 4 litros!!! Deu para beber e guardar para "destiladores" que não estiveram presentes).


PRESENTES

a) Quarta'sim: João Elias, Orlando, Carlos, António Serôdio e António Júlio.

b) Convidados: José Manuel Ferreira e João Tété.












































DEPOIS DO ALMOÇO
Foi entregue ao aniversariante um livro do seu autor preferido e comprado na ultima hora de funcionamento da Feira do Livro de Lisboa.
Depois desenvolveu-se análise das diterentes opiniões sobre o livro sem resultados objectivos como acontece sempre quando se cotejam idiologias.
ENCERRAMENTO DESTE QUARTA'S
Sem história para contar...